Clique nas imagens para ampliar
O funcionamento da válvula solenoide pneumática
Equipamento é essencial na construção de sistemas pneumáticos
A válvula solenóide pneumática é uma peça relativamente pequena e indispensável em qualquer sistema pneumático. A sua função básica é controlar o passagem do ar comprimido em um sistema pneumático.
Assim como os demais tipos de válvulas solenoides, a válvula solenóide pneumática utiliza o princípio eletromagnético do solenoide para barrar e liberar o fluxo do ar comprimido. A válvula solenóide pneumática divide-se em duas partes que trabalham juntas, corpo e bobina solenoide. Uma haste com uma extremidade usinada em um tipo de metal que reage bem à ação de campos magnéticos atravessa a válvula, tendo a sua ponta metálica na cavidade que abriga a bobina e a outra ponta no corpo da válvula. A haste é pressionada contra o corpo da válvula por uma mola, vedando assim o fluxo do ar comprimido que, obrigatoriamente, passa pelo corpo da válvula solenóide pneumática.
A abertura da válvula acontece quando aplicamos uma corrente elétrica na válvula solenóide pneumática e o princípio magnético do solenoide entra em ação. No compartimento que abriga o solenoide encontramos uma bobina de um fio condutor de eletricidade (normalmente utiliza-se o fio de cobre) enrolado em forma espiral, dentro desta bobina de fio condutor de eletricidade encontra-se a ponta metalizada da haste que atravessa a válvula vedando o corpo da válvula solenóide pneumática.
Quando é aplicada uma corrente elétrica à bobina, acontece o princípio eletromagnético do solenoide onde, cria-se um campo magnético no interior desta bobina, onde se encontra a ponta metalizada da haste. O campo magnético “empurra” o metal da haste em direção ao polo norte de seu campo magnético (que por sua vez é o lado oposto ao corpo da válvula). Desta maneira, a haste recebe uma pressão em sentido contrário e mais intenso do que o sentido e a pressão exercida pela mola que a pressiona contra o corpo da válvula solenóide pneumática. Esta pressão faz com que a haste desloque-se no sentido contrário ao que é pressionada normalmente, desobstruindo assim o canal no corpo da válvula, por onde corre o ar comprimido.
A válvula solenóide pneumática pode ser combinada com uma válvula direcional para a criação de sistemas pneumáticos complexos e ao mesmo tempo mais enxutos, demandando menos material em sua construção.
Válvula solenóide pneumática, maior qualidade e menor preço no Direcional
Há mais de 20 anos, líder de vendas de válvulas pneumáticas solenoide, a Direcional Bauru é representante autorizada da Ascoval, garantindo válvulas de maior tecnologia, eficiência e economia do mercado, tudo com os melhores preços e, sem dúvida, o maior custo benefício para o seu negócio! Ligue agora e faça a sua encomenda!
Para saber mais sobre Válvula solenóide pneumática
Ligue para 14 3241-1070 ou clique aqui e entre em contato por email.Gostou? compartilhe!