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Como funciona uma válvula direccional pneumática?
A válvula direccional pneumática permite sistemas automatizados a partir do direcionamento do fluxo de ar
A válvula direccional pneumática é um equipamento cujo objetivo é direcionar o ar comprimido para caminhos diferentes de acordo com a posição da sua chave.
Por exemplo, suponhamos que certa rede de ar faça com que o ar comprimido gerado pelo compressor chegue até uma válvula direccional pneumática e que esta válvula possua uma saída de ar (saída de ar A) conectada à entrada de ar do cabeçote inferior do cilindro, enquanto a outra saída de ar (saída de ar B) encontra-se conectada à saída de ar do cabeçote superior do cilindro.
Quando a chave da válvula estiver na posição 1, a válvula direcionará o ar comprimido para a saída de ar A, a que está conectada ao cabeçote inferior do cilindro pneumático. Desta forma, a válvula direccional pneumática fará com que o êmbolo do cilindro seja descolado em função da expansão do ar comprimido no interior do cilindro em direção ao cabeçote superior, empurrando assim a haste para fora do cilindro.
Quando a chave da válvula estiver na posição 2, a válvula direcionará o ar comprimido para a saída de ar B, a que está conectada ao cabeçote superior do cilindro pneumático. Desta forma, a válvula direccional pneumática fará com que o êmbolo (que estava encostado no cabeçote superior) seja deslocado em função do ar comprimido em expansão no interior do cilindro em direção ao cabeçote inferior, voltando assim a sua posição original. Quando o êmbolo se aproximar do cabeçote inferior do cilindro, a chave da válvula direccional pneumática volta para a posição A e o processo se reinicia.
Este é o funcionamento da válvula direccional pneumática. Entendemos assim que, com uma única válvula, somos capazes de realizar sistemas pneumáticos que possuem sentidos inversos, como no caso do cilindro pneumático cujo êmbolo sai e volta à posição inicial estimulado apenas por uma única válvula direccional pneumática, sem a interferência de um fator externo para fazer a haste recuar.
Supondo que a válvula direccional pneumática esteja ligada a dois cilindros diferentes, conseguiríamos, por exemplo, fazer um sistema automatizado de triagem de peças em uma esteira de uma fábrica.
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