Clique nas imagens para ampliar
Estrutura e funcionamento de um cilindro pneumático
O cilindro pneumático gera força mecânica a partir da expansão do ar comprimido
O cilindro pneumático é uma peça, componente de um sistema pneumático, utilizada para gerar força mecânica através da pressão aplicada sobre o ar, ou outros gases mais densos, em seu interior.
O cilindro pneumático é uma peça composta essencialmente de:
- Um cilindro, normalmente em alumínio que é um material leve, resistente a pressões e à oxidação;
- Uma haste de aço, usinada nas extremidades que é a peça que, diretamente, gera a força mecânica. É a guiada pelo êmbolo, ou pistão que vai dentro do cilindro pneumático e movimenta-se de acordo com a expansão do ar comprimido;
- Cabeçote dianteiro e cabeçote traseiro, responsáveis pela fixação da peça e também pela a entrada do ar comprimido dentro do cilindro;
- O êmbolo, que é uma espécie de pistão que fica acoplada à base da haste, fixado por sua porca e contra porca;
- Amortecedores dianteiros e traseiros, responsáveis pela desaceleração suave do pistão.
- Há ainda outras peças de fixação que prenderão o cilindro pneumático no sistema pneumático.
O seu funcionamento se dá da seguinte maneira, pelo cabeçote traseiro, o ar comprimido é injetado dentro do cilindro de alumínio. Quando o ar comprimido se expande, o êmbolo é empurrado para cima, empurrando a haste dentro do cilindro pneumático. Quando a haste chegar ao limite de seu movimento, com o êmbolo aproximando-se do cabeçote dianteiro, o amortecedor desacelera a peça até para por completo, então, o ar comprimido é injetado através do cabeçote dianteiro, fazendo com que o êmbolo realize o movimento no sentido contrário em direção ao cabeçote traseiro conduzindo a haste de volta ao seu ponto inicial. Quando o amortecedor traseiro frear a peça novamente, encerra-se o ciclo de trabalho do cilindro pneumático, iniciando-se novamente o processo.
O deslocamento da haste dentro do cilindro pneumático é o responsável por transformar esta energia produzida pela expansão do ar comprimido em energia mecânica, assim como o funcionam os pistões nos motores dos carros por exemplo. Na indústria, esta força mecânica produzida pelo cilindro pneumático pode ser aplicada em diversos tipos de máquinas, como por exemplo, no funcionamento de esteiras que carregam uma grande quantidade de peso nas linhas de produção.
Para saber mais sobre Cilindro pneumático
Ligue para 14 3203-3513 ou clique aqui e entre em contato por email.Gostou? compartilhe!