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Válvula solenóide para ar comprimido no sistema pneumático
Essencial e muito eficiente em qualquer sistema utiliza princípio eletromagnético.
A válvula solenóide para ar comprimido é uma peça indispensável em qualquer sistema pneumático, ela utiliza o principio eletromagnético do solenoide em seu funcionamento o que é extremamente viável uma vez que qualquer sistema pneumático depende de corrente elétrica em seu funcionamento.
Assim como as válvulas para outros tipos de fluidos, a válvula solenóide para ar comprimido conta com duas partes o corpo da válvula e o solenoide. O solenoide é constituído de uma bobina de fio condutor de eletricidade, formando um cilindro, enrolado em uma espécie de espiral por onde correrá uma corrente elétrica a fim de criar um campo magnético dentro desta bobina. Ao aplicarmos a corrente elétrica no, único fio condutor, que cria esta bobina, um campo magnético é criado na parte interior da bobina, sendo que no exterior da bobina, o campo magnético é muito baixo, praticamente nulo.
Dentro desta bobina na válvula solenóide para ar comprimido encontra-se uma haste que chega até o corpo da válvula (por onde corre o ar comprimido) sendo pressionada por uma mola contra a passagem do ar comprimido, mantendo assim, a válvula fechada em condições normais (sem corrente elétrica aplicada à bobina). Para o funcionamento da válvula solenoide para ar comprido, é essencial que esta haste que fecha a válvula seja usinada em algum metal que reaja bem ao campo magnético que a bobina produzirá.
Para que a válvula solenóide para ar comprimido se abra, entra em ação o principio eletromagnético do solenoide. Ao aplicarmos uma determinada corrente elétrica na bobina da bomba solenoide, cria-se o campo eletromagnético que, em contato com o metal da haste, a empurra em direção ao polo positivo do campo magnético, desta maneira, é criada sobre a haste da válvula solenoide para ar comprimido, uma pressão contrária e mais forte do que a pressão natural da mola que mantém a haste em posição de fechamento da válvula, deslocando a haste no sentido contrário e liberando assim a passagem do ar pressurizado.
Assim como as válvulas direcionais, a válvula solenoide para ar comprido pode ter várias vias, deslocando o ar comprimido por diferentes caminhos, permitindo assim a construção de complexos e eficientes sistemas pneumáticos.
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