Clique nas imagens para ampliar
Gerador de oxigênio e o processo de separação dos gases
Com a ajuda de um mineral, o gerador de oxigênio separa os gases do ar atmosférico
O Gerador de oxigênio é equipamento que através de algumas etapas consegue fazer a separação do Oxigênio do Nitrogênio presentes no ar atmosférico. O funcionamento do gerador de oxigênio é bastante similar ao funcionamento do gerador de nitrogênio, através de uma técnica conhecida como PSA (Pressure Swing Adsorption) ou Adsorção de Balanço de Pressão onde aplicando uma determinada pressão sobre o ar atmosférico e, pressionando-o contra algum tipo de material, existe a separação das moléculas dos gases.
O gerador de oxigênio então, também utiliza uma peneira molecular, assim, como na extração do nitrogênio, a peneira molecular aqui utilizada é o zeólito, um mineral sólido que pode ser encontrado na natureza ou produzido em laboratório. O zeólito utilizado para “peneirar” o ar é um mineral de superfície porosa e, quando em contato com o ar atmosférico pressionado contra a sua superfície, tem a propriedade de absorver em sua porosidade, as moléculas do gás nitrogênio, que por sua vez, são maiores do que as moléculas do gás oxigênio.
Apenas por curiosidade, alguns outros elementos químicos como o carvão e o zinco também possuem tais características quando em contato com outros tipos de gases, servindo assim de peneiras moleculares para outros tipos de gases.
Voltando ao gerador de oxigênio, quando o adsorvente (o zeólito, este processo de separação dor gases través de um material sólido chama-se adsorção) está cheio do gás nitrogênio e não consegue mais adsorvê-lo, o gerador de oxigênio armazena o oxigênio puro que sobrou no recipiente e diminui a pressão sobre o zeólito. Ao reduzir a pressão sobre o zeólito, o gás nitrogênio se desprende do material e descartado de volta à atmosfera pelo gerador. Devemos aqui lembrar que este processo de dispensar o nitrogênio que o gerador de oxigênio realiza, não é prejudicial ao meio ambiente ou ao próprio ser humano, pois o gás nitrogênio é um gás não poluente, não tóxico, não inflamável, inodoro e insípido e, quando de volta à atmosfera se mistura novamente com o oxigênio e volta à sua composição original.
Em geral, o gerador de oxigênio possui dois recipientes de coleta do gás puro, de modo que permite um processo de separação contínuo dos gases.
O melhor gerador de oxigêniodo interior paulista
Representante autorizada da renomada Atlas Copco no centro-oeste paulista, a Direcional Bauru é referencia na venda e na locação de geradores de oxigênio de maior qualidade e menores preços do mercado! Além disso, a Direcional Bauru possui a melhor equipe técnica especializada para dar manutenção em seus equipamentos, além da maior agilidade para substituí-los nas emergências, de modo que a sua produção não seja interrompida.
Para saber mais sobre Gerador de oxigênio
Ligue para 14 3203-3513 ou clique aqui e entre em contato por email.Gostou? compartilhe!